A palavra da Presidente
Tânia Santos
04
Abr
2024
Palavra da Presidente

Palavra da Presidente

Caros condôminos,

O mês de abril se descortina no horizonte de 2024 trazendo datas importantes e que merecem receber toda a nossa atenção e, talvez até e, porque não, nossa mobilização responsável e consciente em torno de suas bandeiras e causas. São elas, entre outras, o Dia Mundial da Saúde, Dia Nacional da Biblioteca e de Tiradentes. No dia sete próximo, Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, chamo a atenção de todos para os cuidados preventivos, ou seja, cuidados simples, mas realmente impactantes na promoção de uma situação de saúde no nosso dia a dia, evitando o adoecimento e/ou agravamento de possíveis quadros de doenças. Entre esses cuidados, ou hábitos e práticas relevantes, ressalto a manutenção de uma dieta equilibrada e saudável, fazer exercícios físicos regularmente e realizar visitas ao médico, fazer exames, fazem parte dos chamados check ups periódicos. Ações ao alcance de todos nós e que podem garantir uma vida melhor, longeva e com mais qualidade nos aspectos físicos e mentais.


Já em nove de abril, comemoramos o Dia Nacional da Biblioteca e nessa data, criada em 1980, meu chamado especial é para a importância de se promover o hábito da leitura. Uma necessidade e um grande benefício na vida de crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos. Seja para manter a mente em boas condições de saúde ou ainda para aprender novos conhecimentos e garantir um aprendizado constante em um mundo onde as informações, inovações e conhecimentos são aprimorados a todo instante. Assim como nossas famílias frequentam teatros, parques, shows e cinemas é preciso também instigar a frequência em bibliotecas e a leitura de títulos, sejam virtuais ou físicos. O ciclo do crescimento humano, por meio de novos conhecimentos nunca deve ser quebrado, mas sim, observado e adequado à rotina de nossas vidas como algo importante e precioso para nosso desenvolvimento como seres humanos críticos, ativos e vibrantes em nossa sociedade. Acreditem amigos, é preciso descobrir o prazer e o bem que faz reservar um tempinho para cultivar o hábito de uma boa leitura.


E no fim do mês, no dia 21 de abril é o momento de lembrarmos do Tiradentes, um dos líderes do Movimento Inconfidência Mineira que se consagrou na história como um verdadeiro herói nacional que lutou por um ideal de liberdade e cidadania na organização da sociedade. A data é comemorada desde 1965 e, nesse dia, minha indicação é para a mensagem cunhada na bandeira de Minas Gerais: "Libertas Quae Sera Tamen" do Latin, que significa Liberdade Ainda Que Tardia. Tiradentes, o dentista Joaquim José da Silva Xavier, nosso herói, nasceu na Fazenda do Pombal, em Minas Gerais, no ano de 1746, e foi morto aos 45 anos, como punição por sua participação na Inconfidência Mineira (1789), uma das tentativas de independência formal do Brasil que aconteceram no século XVIII. A luta dos inconfidentes, como ficaram conhecidos os militantes do movimento, era por liberdade de ideias, de reunião e de agir dos cidadãos e para tanto, tinham como objetivo proclamar a independência de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, criando a República Federativa.


Então meus amigos, minha mensagem para vocês neste mês que que se inicia é um desejo verdadeiro de que todos tenham saúde, busquem novos conhecimentos e se sintam livres para viverem com dignidade, prosperidade, mas com respeito uns pelos outros. E nós, da Diretoria do CNF, estamos aqui para contribuirmos no que estiver ao nosso alcance. Até a próxima!

Tânia Santos

Comente essa publicação

Entre em contato