Arraiá 2023 está repleto de atrações

A Festa Junina ou Arraiá 2023 do Nossa Fazenda já tem data marcada e vem com muitas atrações para movimentar o condomínio, estreitar os laços e promover encontros alegres, animados e cheios de surpresas para a família CNF. Essa edição é para ficar guardada na memória e no coração de todos. A festa será no dia 17 de junho, no Centro de Atividades Hugo Alves Garcia, entre 19h e 01 da manhã. Este ano, a programação está repleta de novidades para tornar a festa ainda melhor e mais prazerosa para todos. E a entrada é gratuita. Entre as atividades, além das tradicionais como fogueira, quadrilha, barraquinhas de comidas típicas, banda de música, brincadeiras diversas, estão previstas ainda concurso de fantasia com premiação e intervenções ambientais em prol da sustentabilidade, entre outras. Acompanhe todas as atrações nas nossas redes sociais. Para a Presidente do CNF, Tânia Santos, "O ARRAIÁ 2023 resgata a tradição de sua realização em junho e a festa é destinada a todos os condôminos", disse. De acordo com ela "é um projeto muito importante, realizado de forma sustentável, a fim de atender de 500 a 1000 pessoas", com muita diversão para todos.
Neste ano o evento traz de volta o direito de os condôminos, que desejarem, participar do processo de concessão e assumirem barracas para vender seus produtos durante a festa. Para a atual Diretoria, a medida é relevante porque é uma forma de fomentar o comércio interno no condomínio e beneficiar os moradores que quiserem fazer esse trabalho.
HISTÓRIA
No CNF a Festa Junina ou Arraiá tem muita história, já conquistou o público e é considerado um dos principais eventos do ano. A festa marcada por muita animação das pessoas, decoração impecável e já contou com a presença de mais de duas mil pessoas em um único evento. É considerada um sucesso entre os condôminos que comparecem em peso e aproveitam bastante de toda a programação, para todas as idades. Alguns a consideram o principal evento do condomínio. "É um momento muito bonito de confraternização, encontro e alegria entre todos. ´É nossa mais tradicional reunião de amigos, onde a gente sente a simpatia e o prazer das pessoas em participar daquele momento", afirma a condômina, Gislene Lopes. Para ela a festa junina traz de volta momentos da infância e da juventude, como as brincadeiras. Na festa junina do CNF, Gislene destaca os momentos que mais gosta: a dança, o forró, as vestimentas, a locução animada e envolvente e as barraquinhas onde todos comem e bebem. "É um momento inesquecível", afirma Gislene.
Já para outra condômina, Márcia Quinan, "é a melhor festa do condomínio". Segundo ela, além do lado cultural, tem a alegria das pessoas em se encontrarem e o aconchego que promove, que ajuda a enfrentar o frio da época. "Eu acho que nos últimos anos, a festa ficou um pouco prejudicada pelo fato das bandas tocarem músicas de estilos, como funk e outros, que, a meu ver, não representam o estilo apropriado para esse tipo de festa", queixou-se Márcia. O condômino João Garibaldi também comunga da mesma opinião. Para ele Festa Junina é espaço para músicas dos estilos baião e forró e não axé ou funk. Para ele esse é o único ponto que precisa ser revisto na festa no CNF. Ele diz que até sentiu falta das festas durante a pandemia e que ficou muito alegre como retorno, em 2022. "As festas juninas são sempre excelentes e o que eu mais gosto são das comidas e bebidas típicas", confessa Garibaldi.
Festa Junina SIM!

Quem trouxe a festa junina para o Brasil foram os portugueses, no período colonial. No Brasil, as festas juninas são comemorações que acontecem no mês de junho. Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Joanina - possivelmente pelo fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é o principal santo da comemoração - motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João.
Aliás, três santos católicos - São João, Santo Antônio e São Pedro - foram escolhidos para serem comemorados nas festas juninas porque eram os santos mais populares do mês de junho. Muitas tradições que acompanham essa comemoração representam os principais símbolos das festas juninas que incluem: as comidas e as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas.