Notícias
Diretoria de Meio Ambiente
25
Jan
2024
Aumento dos Casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Minas Gerais: Um Alerta para o Nosso Condomínio

Aumento dos Casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Minas Gerais: Um Alerta para o Nosso Condomínio

É com grande preocupação que trazemos a todos um alerta sobre o aumento significativo dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Minas Gerais, especialmente nos primeiros dias deste ano. A saúde dos moradores e frequentadores de nosso condomínio é uma prioridade, e é fundamental que todos estejam cientes dos riscos e adotem medidas preventivas.

Como você deve estar vendo nos noticiários, Minas Gerais tem sofrido com o aumento no número de casos dessas doeças. Em 2023, os diagnósticos dessas doenças no Estado cresceram mais de 330% em relação a 2022. E para 2024, há o receio de que tenhamos uma nova epidemia.
Para se ter ideia, Minas Gerais registrou, em 2023, mais de 320 mil casos de Dengue. Isso dá uma média de 880 casos por dia e quase 200 mortes. Lembrando que há ainda inúmeros casos que sequer são registrados oficialmente.

Em 2024, somente nos primeiros oito dias do ano foram registrados 415 casos. Para comparação, nos 10 primeiros dias de 2023 haviam sido registradas 100 ocorrências. Esses números indicam um aumento significativo e exigem uma ação imediata de todos nós. Por isso, precisamos estar sempre alertas e fazer a nossa parte.

A Dengue, Zika e Chikungunya são doenças sérias que podem causar complicações graves. O Aedes aegypti, vetor dessas enfermidades, reproduz-se principalmente em recipientes com água parada. A responsabilidade de evitar a proliferação desses mosquitos é de todos nós.

Especialmente neste período de início do ano, em que as chuvas são mais comuns e podem gerar água parada, algumas dicas são muito importantes. Confira a seguir:

  • Elimine ou cubra os focos de água parada. Isso inclui desde pequenos objetos, como tampas de garrafa, a grandes locais, como caixas d'águas e piscinas;
  • Seja consciente com o seu lixo, mantendo a tampa fechada e evitando o despejo em locais indevidos;
  • Lave sempre os potes e recipientes dos animais;
  • Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje ou calha;
  • Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha ela fechada ou com a boca para baixo;
  • Telas de Proteção: Instale telas em portas e janelas para impedir a entrada dos mosquitos.
  • Uso de Repelentes: Utilize repelentes regularmente, principalmente durante os períodos de maior atividade do mosquito.
  • Proteção nas Roupas: Em áreas de maior risco, use roupas compridas e claras, pois isso reduz a exposição ao mosquito.
  • Cuidados Especiais com Gestantes: Gestantes devem redobrar os cuidados, pois a Zika vírus pode causar complicações sérias para o feto.



A Importância da Prevenção:


A prevenção é a melhor arma contra essas doenças. Ao adotarmos medidas simples, podemos proteger a nós mesmos, nossas famílias e toda a vizinhança. Lembre-se de que cada ação conta na construção de um ambiente mais seguro e saudável.

Em nosso condomínio, mantemos a atenção redobrada com a limpeza dos nossos espaços e com possíveis proliferadores da Dengue.

Contamos com a colaboração de cada morador para enfrentarmos esse desafio juntos. Informe seus vizinhos, compartilhe essas dicas e faça a sua parte na prevenção.

Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer mais informações. Vamos unir forças contra o Aedes aegypti e garantir a saúde de todos!

Notou algum ponto de atenção? Informe à Administração. Assim, juntos, evitaremos a proliferação da doença.


Comente essa publicação

Entre em contato