Descarte correto de seringas e agulhas
É preciso que todos fiquem atentos à forma com que os resíduos são descartados. Isso é uma questão de cuidado com o próximo e responsabilidade social, pois, o simples ato de jogar fora algum tipo de material inapropriado, no lixo comum, pode atentar contra a vida de um profissional que está ali trabalhando para o seu bem-estar.
Não custa lembrar: é PROIBIDO descartar agulhas, seringas, animais mortos, entulho, restos de poda, móveis, garrafas de vidro e quaisquer outros objetos perfurocortantes ou infectantes no lixo comum. O serviço de coleta municipal não leva e ainda pode suspender o recolhimento para todo o condomínio.
Abaixo são descritas recomendações gerais para o descarte seguro de materiais perfurocortantes em domicílio:
1. O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso.
2. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário.
3. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.
4. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
5. Frascos de insulina, canetas descartáveis (exceto as tampas) e reservatórios de insulina das bombas de infusão devem ser descartados no mesmo coletor destinado aos materiais perfurocortantes.
6. O recipiente com produtos perfurocortantes descartados deve ser mantido em local de fácil acesso, porém seguro.
7. Jamais se deve tentar resgatar algo do coletor. Também é expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para reaproveitamento.
8. Depois de preenchido, o coletor deve ser entregue a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima, para tratamento e destino adequados.
9. Canetas recarregáveis e tampas de canetas descartáveis podem ser depositadas em lixo comum. Pilhas e baterias dos monitores de glicose e da bomba de infusão devem ser descartadas em coletores específicos, hoje disponibilizados em alguns serviços de saúde, incluindo farmácias e mercados de grandes redes.
Esses cuidados evitam acidentes!