Notícias
Diretoria de Meio Ambiente
28
Nov
2023
Os muitos benefícios de adotar a compostagem

Os muitos benefícios de adotar a compostagem

"A compostagem é desenvolvida com a finalidade de acelerar ,com qualidade, a estabilização da matéria orgânica e como resultados dessa técnica, são gerados dois importantes componentes para o solo: sais minerais, nutrientes para as raízes das plantas e húmus, como condicionador e melhorador das propriedades físicas, físico-químicas e biológicas do solo", informou o engenheiro ambiental, Hudson Rosa Moreira que no dia 25 de novembro palestrou para cerca de 40 condôminos do CNF, das 9 às 11 h, no Centro de Atividades Hugo Garcia. Hudson Rosa apresentou os temas Compostagem e Resíduos Orgânicos e Queima de Resíduos Sólidos. Entre algumas das vantagens da compostagem estão a redução do efeito estufa, pois um solo bem nutrido, captura dióxido de carbono ao invés de liberá-lo para o meio ambiente; a Melhora da qualidade do que comemos, pois ao evitar o uso de adubos, fertilizantes e pesticidas sintéticos, garantimos um maior teor de nutrientes nas refeições e evitamos a ingestão de produtos químicos potencialmente prejudiciais e evitar a contaminação do solo, através da decomposição inadequada em aterros sanitários e lixões. Para a Presidente do Condomínio Nossa Fazenda (CNF), Tânia Santos, a maior vantagem da compostagem é a transformação de materiais não biodegradáveis em compostos úteis como fertilizantes. "Esse processo protege o ecossistema, contribui para a diminuição do aquecimento global pois, esse material transformado em adubo deixa de ir para os aterros sanitários e assim não produz o gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa. Além disso diminui a utilização de fertilizantes sintéticos na agricultura. E o resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente", argumentou a Presidente.

Os presentes à palestra também se manifestaram com satisfação por tudo que lhes foi ensinado e que puderam aprender para colocar em prática. A condômina, há mais de 50 anos, Marisa Sônia Lanna de Antezana, disse que sempre quis fazer a compostagem, tem tudo que precisa, inclusive o espaço e não fazia por falta de informações corretas e muitas dúvidas quanto ao processo. "A palestra me deu uma visão clara e ampla. Achei ótimo e o palestrante nos disponibilizou seu contato para tirarmos dúvidas que aparecerem. Foi perfeito", garantiu ela. Para o palestrante, Hudson Rosa, a prática da compostagem é uma questão de educação ambiental e solução de problemas do condomínio. "Por isso, a nossa meta é conscientizar os moradores do CNF sobre a importância das práticas de preservação ambiental e apresentar saída viável sobre, principalmente, os resíduos de jardinagem", observou.

De acordo com Hudson, em condomínios, essa questão é recorrente porque geram grande volume de resíduos. "E para a administração do condomínio isso tem trâmites burocráticos e custos altos. Além disso, não fazer a queima de resíduos sólidos é muito importante, já que é mais comum e mais fácil, mas é proibido por lei", ressaltou o palestrante. "A palestra foi muito objetiva, prática e esclarecedora. Quem não veio perdeu e quem veio agora vai fazer tudo certo e colaborar com o meio ambiente", concluiu outro participante de evento, Paulo Consentino, condômino há 8 anos. O conteúdo completo, apresentado e debatido com todos foi: o que é a compostagem, Condições para o desenvolvimento da compostagem, Finalidade da compostagem, Resultado, Condições necessárias, Tempo de compostagem, Principais Fatores que influenciam o processo, Técnicas de Compostagem e Vantagens e desvantagens.

O conteúdo da palestra pode ser visto clicando aqui.

Comente essa publicação

Entre em contato